terça-feira, 11 de junho de 2013

YOGA PARA OS MOVIDOS PELO EXCESSO DE FORÇA

INDIVIDUALIZAÇÃO DA PRÁTICA DE YOGA
tipos movidos pelo excesso de força



Antes de apresentar um tipo e a sugestão de individualização de prática de Yoga,lembro sempre que realmente não existe rigidez e fronteiras quando se fala de comportamento humano pela quantidade complexa de variáveis que o influenciam, porém, as matrizes essenciais que vamos abordar nesse ciclo de posts e individualização, seguindo a metodologia do Eneagrama, são apenas 9. Ter um impulso essencial da personalidade não significa uma limitação das possibilidades de efeitos disso, porém o impulso inicial é fundamental para compreendermos as características consequentes com foco enraizado.

Existe sim a possibilidade de um mapeamento preciso de uma  personalidade, mas  a descrição e sugestões de individualização aqui apresentadas não se esgotam em si e devem ser muito bem contextualizadas e adaptadas a realidade de cada caso, considerando o máximo de variáveis individuais.

Nesse texto, abordamos de forma introdutória e superficial os tipos de personalidade movidos pelo excesso de força.


Breve apresentação

Existem muitas formas de descrever os tipos humanos. Pela metodologia do Eneagrama podemos destacar vários atributos, porém começamos por 3 para facilitar a absorção:

1) Consciência e emoções da essência que foram desvalidadas e motivaram a personalidade, 
2) Compensação emocional e distorção de consciência da personalidade, 
3) Comportamento mais perceptível,


Esse tipo de personalidade movida pelo excesso de força foi motivada pela distorção de acreditar que se apresentar com a inocência e vulnerabilidade sob a onipotência da justiça do todo maior é garantia de sofrimento. Algum fato no início da vida fez esse tipo acreditar que foi injustiçado pelo outro sem o aval da justiça divina, seja sendo desrespeitado, aproveitado ou invadido pelo outro. Sua compensação emocional é o excesso de força, o constante “Aqui não!” eu tenho a potência! Sua consciência acredita que ele deve fazer "justiça" ( se vingar de algo que para ele não merecia) com as próprias mãos. Ele evita afinidade com pessoas mais puras, bondosas, carismáticas, pacificadoras e que gostam de todo mundo, a não ser que seja para estar perto do poder controlador. Aconselha e intimida seus filhos: “Não sejam bobos e ingênuos!” “Quem manda aqui sou eu”. Seu comportamento mais visível  se expressa mostrando que sua força e energia são maior que todos do grupo, exigindo assim ser respeitado, impondo que as coisas sejam do seu jeito, não porque é certo ou errado. São pessoas que se colocam em papéis que se exige respeito, nas lideranças em geral, e podem ser muito úteis se sua força e autoridade forem colocadas a serviço maior e também atrapalhar se usarem ela de forma distorcida.

POTENCIAIS TIPOS 8 FAMOSOS : Presidente Dilma Roussef, técnico Bernardinho, Hugo Chavez, Personagem Gladiador.

SUGESTÃO DE INDIVIDUALIZAÇÃO DA PRÁTICA DE YOGA QUANDO EM DESEQUILÍBIO
Instrutor Murillo Trevisan

PREPARAÇÃO

Liberação da compulsão: Eliminar a raiva escondida do outro junto com o sentimento de vingança, trabalhando pressão abdominal.

Prescrição de comportamento compensatório para a prática de Yoga: Não- forçar ( ahimsa)


PURIFICAÇÃO INTERNA ( KRYA)

- Sopro Há,com as pernas afastadas  inspira-se profundamente erguendo-se os braços e para exalar emitindo o som Há!, relaxando o tronco e os braços entre as pernas e liberando o estoque de energia para se vingar do outro.

SINCRONIZAÇÃO DE RESPIRAÇÃO E MOVIMENTO (Vyniasa)

- Incluir postura do gato com exalação pela boca de língua aberta

- Respirações bem profundas com atenção especial na exalação, experienciando algumas retenções no vazio pós exalação

PERMANÊNCIAS
- Posturas que usem a força de gravidade para não-forçar, relaxamento e a pressão abdominal com exalação pela língua
Exemplos:
Tração: Postura da cadeira com abdomem relaxado
Lateralidade:  Em pé
Flexão para frente:  Em pé segurando os cotovelos até entrar no alinhamento
Flexão para trás: Com os joelhos no chão e primeira exalação com a língua para fora
Torção:  Deitada com primeira exalação com a língua para fora
Equilíbrio: Com um perna no chão, tronco paralelo e braços a frente.
Força: Postura desafio com duas mãos no chão e as laterais abdominais apoiados sobre cada um dos cotovelos, com ou sem joelhos e pés apoiados no chão. Exalação com a boca aberta e língua para fora.
Invertida: costas no chão e as duas pernas esticadas apoiadas na parede

RELAXAMENTO
Fazer 3 exalações profundas antes de se entregar. Lembrar que esse momento é o mais oposto da sua personalidade e exercitá-lo ajuda no equilíbrio. Não-forçar.

CONCENTRAÇÃO

Pranayama estimulando a narina da receptividade

Sutras e mantras para usar o senso de justiça e paz pelo social, não por si. Aceitação da inocência e vulnerabilidade essencial e observar a relação dos condicionamentos com a crença distorcida que isso é igual a sofrimento. Lembrar de algum exemplo de pessoa que é assim e traz dificuldade de aceitação.

Importante lembrar que essa sugestão de prática é quando esse tipo está em desequilíbrio ou precisando utilizar um pouco de características opostas as suas em determinadas situações.

Pessoalmente e no Workshop posso aprofundar caso a caso algumas peculiaridades e dúvidas.

Confira a programação do Workshop: http://www.yogabodymind.blogspot.com.br/2013/06/programacao-individualizacao-da-pratica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário